Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes serão capazes de:
- Compreender o papel da Geração Procedimental de Conteúdos (GPC) e da Inteligência Artificial (IA) na criação de ambientes virtuais interativos para simulações/jogos, capazes de emular o mundo real, nas suas componentes sensoriais (colisões, sons, imagens), cognitivas (inteligência, adaptação, aprendizagem) e sociais (comunicação, cooperação, competição);
- Conhecer e aplicar técnicas de GPC, nomeadamente para criação de terrenos e níveis (relevo, vegetação, rios, estradas, cidades, biomas);
- Conhecer e aplicar técnicas de IA para treinar agentes autónomos (NPCs) a desempenhar uma determinada tarefa, individual ou coletiva;
- Utilizar simulações/jogos como ambientes virtuais para treinar agentes autónomos (e.g., condução de veículo), com o objetivo de posterior aplicação em ambientes reais (robótica);
- Saber como aplicar a interação com o utilizador/jogador para guiar os processos de GPC e do treino dos agentes.